11 de set. de 2024

MORTE NO NILO - Agatha Christie

Editora: HarperCollins

Ano: 2018

Páginas: 256

ISBN: 9788595080645


Sinopse: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais... Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.


Li esse livro há muitos anos e não lembrava mais de nada sobre o enredo, até comecei a duvidar de que tinha realmente lido o livro. Não sabia mais quem seria a vítima de assassinato (não li a sinopse) e, muito menos, quem seria o autor. Quando a leitura chegou na parte do assassinato, tive uma vaga lembrança de já ter lido isso alguma vez.

Quem conhece o estilo de Agatha Christie, já sabe como o enredo se desenrola: ocorre um assassinato, há vários suspeitos e o detetive Poirot investiga até descobrir quem é o autor.

Como a sinopse já nos conta, a bela e rica Linnet é assassinada com um tiro na cabeça durante um cruzeiro pelo rio Nilo. Linnet estava em lua de mel. Há vários suspeitos a bordo do navio. Teria sido sua ex-melhor amiga, de quem Linnet roubou o noivo? Seria o marido? Ou o administrador da herança de Linnet? Ou os amigos invejosos? Empregados ou ex-empregados? Ladrões de jóias?

Há vários suspeitos no navio e cabe ao detetive Hercule Poirot descobrir os segredos de cada um para chegar ao culpado. Ele conversa com todos e começa a montar o quebra-cabeças.

Há ocasiões, Madame, em que o orgulho e a dignidade desaparecem submersos por emoções mais fortes.” (pág.47).

Tem razão, não se pode voltar ao passado, precisamos aceitar o presente. Infelizmente, nestes casos temos também que aceitar as consequências pelos atos cometidos.” (pág. 51)

Na primeira vez que li o livro, era uma edição antiga da biblioteca. Dessa vez, é uma linda edição em capa dura, parte de um box com outros dois livros, que comprei para minha coleção. Ainda não vi o filme, mas estou curiosa para assistir.

Sempre recomendo a leitura dos livros da Agatha Christie!

A Nenê acompanhou-me na leitura.