19 de ago. de 2020

A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT - Joël Dicker

Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 576
ISBN: 9788580575118

a verdade sobre o caso harry quebert

Sinopse: Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editor e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha. Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato. Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada.


É nesse momento que você descobre que está escrevendo alguma coisa. As palavras são de todo mundo, até que você prova ser capaz de apropriar-se delas. É isso que define um escritor. E você vai ver, Marcus, haverá quem tente convencê-lo de que um livro tem a ver com palavras, mas não é assim: na verdade, um livro tem a ver com pessoas. ” (pág. 297)

 

O livro é narrado em primeira pessoa por Marcus, um escritor que está passando por um bloqueio criativo após o lançamento do seu primeiro livro.

Para reverter esse bloqueio, Marcus decide passar uma temporada na casa de seu velho amigo e mentor Harry Quebert. O escritor fica em choque quando descobre sem querer que, no passado, Harry se envolveu com Nola, uma garota de 15 anos, quando ele tinha 35 anos. Harry confirma o romance e implora a Marcus que nunca comente com ninguém.

Sem conseguir a inspiração que procurava, Marcus volta à Nova Iorque. Certo dia, recebe um telefonema desesperado de Harry, que acabou de ser preso pelo assassinato de Nola. O corpo da garota foi encontrado enterrado em seu jardim. A partir dessa descoberta, os capítulos são intercalados com momentos do presente e do passado. Descobrimos junto com Marcus o que aconteceu no verão de 1975.

Marcus retorna à cidade de Aurora para provar a inocência de Harry e descobrir o que realmente aconteceu há 33 anos. No decorrer da investigação, descobrimos vários segredos sobre a vida de Nola. Ela não era quem parecia ser. Todos na pequena cidade de Aurora escondem segredos, parece que uns protegem os outros.

Um bom livro, Marcus, não se mede somente pelas últimas palavras, e sim pelo efeito coletivo de todas as palavras que as precederam. Cerca de meio segundo após terminar o seu livro e ler a última palavra, o leitor deve se sentir invadido por uma sensação avassaladora. Por um instante fugaz, ele não deve pensar senão em tudo que acabou de ler, admirar a capa e sorrir, com uma ponta de tristeza pela saudade que sentirá de todos os personagens. Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminado.” (pag. 563)

O final é repleto de reviravoltas surpreendentes. Quando terminei a leitura, fiquei de queixo caído. Gostei muito do livro e recomendo! Estou ansiosa para assistir à série. 

Atualizado em 01/12/2020:

Adorei a série! Foi bem fiel ao livro. A atriz Kristine Froseth, que interpreta Nola estava excelente no papel. Uma curiosidade: ela tem 25 anos (Nola tem 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!