Ano: 1986
Páginas: 466
ISBN: 9788520914366
Sinopse: Richard
Mark - um escritor que não consegue mais criar - descobre, por acaso, que um
respeitado médico é, na verdade, um criminoso de guerra nazista. Denuncia-o e a
partir daí, se vê envolvido numa rede de intrigas e de violência, que visa a
dar fuga ao criminoso de guerra.
Só li esse livro porque uma amiga me emprestou. Não é o tipo de leitura que me atrai, mas ela achou que eu iria gostar porque já começa com um assassinato.
Realmente, o livro começa com um assassinato e com a tentativa de fuga do protagonista, Richard. Na verdade, começa com o final da história. No decorrer do livro, o protagonista vai narrando em primeira pessoa como chegou a esse ponto.
É uma estratégia que funciona, pois você quer saber como os acontecimentos se desenrolaram para chegar neste ponto e o que levou os personagens a fazerem o que fizeram.
A trama começa em 1966, mas conta coisas do passado, da Segunda Guerra Mundial. Richard fala das atrocidades cometidas na época e as consequências delas. Conhecemos a história da vida de Richard e de seus amigos, como se conheceram e como chegaram onde estão hoje.
Os personagens são imperfeitos e mentirosos; não existem mocinhos e mocinhas. Lilian, o grande amor de Richard tinha terríveis falhas de caráter, mesmo assim, não deixou de amá-la. O próprio Richard mentiu e foi chantageado por causa de uma grande mentira.
Não gostei muito, mas não posso avaliar a leitura porque não é o tipo de livro que gosto de ler. Por isso, quem gosta desse estilo de livro deve ler e tirar suas próprias conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!