7 de jun. de 2023

ANSIEDADE - Augusto Cury

Editora: Saraiva

Ano: 2014

Páginas: 122

ISBN: 9788502218482

augusto cury

Sinopse: Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.


Segundo o autor, estamos todos doentes: crianças, jovens, adultos… estamos todos ansiosos…sempre correndo e sem tempo. Não tiramos o tempo para contemplar as coisas simples e belas da vida; para fazer o que gostamos e para ficar com as pessoas que amamos. Estamos nos tornando cada vez mais ansiosos, impacientes, egoístas e prontos para julgar os outros. Se não aprendermos a gerenciar a nossa psique, ficaremos cada vez mais doentes.

Sempre se aprende alguma coisa com esse tipo de livro. Alguns aproveitam mais, outros menos. Com certeza, o livro me fez refletir sobre muitas coisas. Deixo abaixo algumas das muitas frases que chamaram a minha atenção:

Muitos adultos criticam, excluem ou diminuem os outros, com atitudes típicas de quem é superficial e autoritário. (...)... a virtualidade dos pensamentos demonstra que a verdade absoluta é sempre um fim inatingível. Devemos ser eternos procuradores dela. Quem acredita ser portador da verdade está preparado para ser um deus, e não um ser humano. Infelizmente, a humanidade está saturada de deuses.” (Pag. 41)

O egocentrismo, o egoísmo e o individualismo não são e nunca foram sinais de poder: são, sim, sintomas de uma psique envelhecida e, ao mesmo tempo, infantil.” (Pag. 124)

O Eu maduro é empático (sabe se colocar no lugar dos outros), tem prazer no altruísmo, promove as pessoas, enriquece a autoestima e, além disso, não vende sua paz por um preço vil; enfim, sabe se proteger.” (Pag. 124)

Férias, para serem “férias” para valer, devem limpar a mente, tranquilizar a emoção, ter doses elevadas de prazer, sono, reposição de energia e descanso.” (Pag. 145)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!