28 de jun. de 2023

QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO - Alyssa Cole

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 400

ISBN: 9786555602098

alyssa cole

Sinopse: Sydney Green nasceu e foi criada no Brooklyn, em Nova York, mas cada vez que ela pisca os olhos seu amado bairro parece mudar. Condomínios se espalham como erva daninha, placas de “vende-se” surgem da noite para o dia e os vizinhos que ela conhece a vida toda estão sumindo. Para manter de pé tanto o passado quanto o presente da comunidade, Sydney decide canalizar sua frustração planejando um passeio guiado em que pretende contar a verdadeira história do local. Só que, para tornar o projeto realidade, vai precisar aturar seu novo vizinho, Theo, como assistente. A pesquisa dos dois, entretanto, logo se transforma. O que era apenas uma distração vira uma história de paranoia e medo. No fim das contas, talvez os vizinhos não tenham se mudado para outros bairros e a revitalização do lugar seja mais mortal do que eles imaginaram. Seriam apenas coincidências ou sinais de uma grande conspiração? Sydney pode confiar em Theo, ou ela também corre o risco de desaparecer? 


Sydney voltou a morar no bairro da sua infância, na casa da mãe, para juntar os pedaços e tentar refazer a sua vida, que está um desastre: foi largada pelo namorado, está com dívidas impagáveis e sua mãe está muito doente.

Theo gastou todas as economias comprando uma casa no bairro com a namorada rica. Ele está desempregado e sua namorada o mandou sair da casa.

Sydney e Theo lutam contra seus fantasmas, se encontram e acabam se envolvendo por causa de uma pesquisa sobre a história do bairro.

Theo é branco e Sydney é negra. É um bairro formado por casarões antigos e habitado por negros há anos. Aos poucos, parece que o bairro está se tornando mais branco. Surgem casais brancos e ricos que estão comprando as casas antigas. Tudo fica muito estranho, pois parece que os antigos moradores estão simplesmente desaparecendo, sem se despedir dos vizinhos. Uma poderosa indústria de medicamentos está se instalando no bairro. Sydney e Theo começam a investigar se o surgimento da indústria está relacionado ao desaparecimento de moradores negros. Será que é tudo uma coincidência? Será que são paranoias da cabeça de Sidney?

Eles podem destruir, mas não podem apagar. Eles podem reconstruir, mas não podem nos enterrar. (pág. 387)

Com protagonistas contraditórios, realistas e repletos de defeitos, a autora consegue fazer o leitor torcer para que tudo termine bem para Sydney e Theo e para os demais moradores antigos do bairro.

O livro começa parecendo mais um drama do que um suspense. À medida que vamos acompanhando os dramas da vida de Sydney e Theo, acompanhamos também os estranhos acontecimentos do bairro. É um livro diferente dos que costumo ler. Os temas abordados são muito importantes, mas senti falta do suspense. Tudo é revelado somente nas páginas finais de forma meio atropelada, com várias pontas soltas. O livro é bom, mas tinha potencial para ser melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!