O Clube do Crime das Quintas-Feiras #1
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 400
ISBN: 9786555601787
Sinopse: Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para - segundo consta na agenda da sala de reunião - discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado. Com todos os integrantes acima dos setenta anos, o Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth... bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela. Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes - além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores -, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.
"Em Coopers Chase, sempre que alguém queria estar sozinho, era só fechar a porta do apartamento, e sempre que se quisesse estar com mais gente, era só abri-la. Se havia melhor receita para a felicidade do que essa, Ibrahim não conhecia."
Quando li esse livro logo pensei que gostaria de ficar em um lugar assim na minha velhice. Que sonho!
Nossos protagonistas são um grupo de idosos que vivem em um residencial chamado Coopers Chase. Os amigos, Joyce, Ibrahim, Ron e Elizabeth, se reúnem todas as quintas-feiras para falar sobre crimes antigos não solucionados. A euforia é geral quando ocorrem dois assassinatos de pessoas ligadas ao residencial.
O Clube fez amizade com a policial Donna e conseguiu fazer com que ela fosse designada para a equipe que investiga os assassinatos. Os membros do clube possuem muitos contatos com pessoas influentes, que lhes devem favores e, assim, conseguem informações privilegiadas para as investigações. Eles compartilham suas informações e ajudam a polícia na investigação.
O sócio minoritário do empreendimento, Tony Curran, é assassinado em sua própria casa. O outro sócio, Ian Ventham, que agora é o único proprietário, é o principal suspeito. Mas, poucos dias depois, ele também é assassinado, dentro da área do residencial. Houve um tumulto por causa de uma escavação no antigo cemitério, para a remoção dos túmulos. O padre e os moradores de Coopers Chase foram contra. No meio do tumulto, alguém injetou uma substância venenosa em Ian. Agora, todos são suspeitos, inclusive os idosos.
Adorei o livro! Com personagens divertidos e cativantes e uma história leve, mas cheia de mistérios, o autor conseguiu me prender do início ao fim. É impossível não adorar os quatro amigos. Indico a leitura! Estou ansiosa para ler o próximo livro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!