7 de fev de 2018

A ÚLTIMA ESTRELA - Rick Yancey

Série: A 5ª Onda – Livro 03
Editora: Fundamento
Ano: 2016
Páginas: 264
ISBN: 9780399162435


Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade? Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos.

A Última Estrela encerra a trilogia iniciada com A 5ª Onda (resenha aqui).

No início da narrativa, os personagens ainda estão lidando com as consequências das decisões estúpidas que tomaram no livro anterior e o leitor ainda está se recuperando das revelações e do final chocante de O Mar Infinito (resenha aqui).

Para quem não leu os livros anteriores, aviso que a resenha contém alguns spoilers.

Especialista, ainda atordoada pela verdade, está nas mãos do inimigo e é obrigada a seguir suas ordens. Vosch promete a liberdade para ela e seu grupo, se Esp entregar Evan. Esp foi aperfeiçoada por Vosch com o 12º sistema, que a torna tão forte quanto os Silenciadores.

É tudo muito doido, pois os outros, na verdade, são humanos infectados pelos alienígenas. Estes humanos pensam que são alienígenas, suas lembranças são falsas. Só haveria uma chance de vencer essa guerra: se os humanos percebessem que não são alienígenas. Levando isso em conta, percebi que ainda não vi nenhum alienígena de verdade na história. Será que são reais? Ou será que são uma invenção dos próprios humanos? Quem é o inimigo, afinal?

Esp foi teimosa e isso custou a vida de Teacup. Zumbi foi teimoso e isso custou a vida de Dumbo. Não sei se seria melhor se tivessem ficado no esconderijo, mas sair foi muito arriscado.

Após muitas mortes inúteis, Evan é capturado. Esp e o grupo ficam escondidos. Cassie convence Esp a ajudá-la a resgatar Evan. Na primeira metade do livro, Cassie faz um papel coadjuvante. O maior destaque é de Zumbi e Esp. No final, Cassie volta a ser protagonista, demonstrando muita determinação e coragem. Não gostei do final, pareceu-me que faltaram muitas coisas e algumas explicações. Confesso que esperava um desfecho diferente...

Em minha opinião, o primeiro livro ainda foi o melhor. No segundo e no terceiro livro, a narrativa foi perdendo qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!