21 de fev de 2018

APENAS UM ANO - Gayle Forman

Trilogia: Apenas um Dia – Livro 02
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 348
ISBN: 9788581636719


gayle forman

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. 

Apenas um Ano é o segundo livro, mas não é a continuação de Apenas um Dia (resenha aqui), trata-se da mesma história narrada pelo ponto de vista de Willem. Durante a leitura viajamos junto com o narrador, conhecendo vários lugares do mundo, características e costumes destes lugares.

Enquanto no primeiro livro acompanhamos a choradeira de Allyson e sua confusão em não saber o que aconteceu, em Apenas um Ano, conhecemos mais sobre a vida e a personalidade de Willem. É um garoto rico que viaja pelo mundo sozinho desde a morte do pai, há três anos. Desde então, sente-se abandonado pela mãe.

Continuo achando um absurdo duas pessoas passarem a noite juntas e não perguntarem nem o nome. Mas, se não fosse assim, não teríamos a história, né?

Willem acorda no hospital com perda de memória, após ser agredido na rua. Ele sabe que precisa encontrar uma garota, mas não lembra onde e quem. Aos poucos, a memória volta, mas Willem não sabe nada sobre a garota com quem passou a noite, apenas lembra que a chamava de Lulu.

" - Que tipo de detalhes de identificação você sabe?
  - Conheço o timbre da risada dela. Conheço o calor do hálito dela. Conheço o brilho da lua contra a pele dela." (pág. 91)

Gostei mais da versão de Willem do que da de Allyson. Já comentei na resenha do primeiro livro que achei Allyson muito apática e sem atitude. Willem pensa em Lulu e até procura por ela, mas não deixa de aproveitar a vida. Depois do encontro em Paris, Willem torna-se mais maduro e aprende a lidar com os seus problemas pessoais.

Convenhamos que as coisas são muito fáceis para Willem. A mãe manda dinheiro quando ele precisa e as portas se abrem com muita facilidade na sua vida. Sem mais nem menos, ele é convidado a estrelar um filme! Depois, ganha o papel principal no teatro. Willem não precisa se esforçar, parece que as oportunidades caem do céu! Ser rico, bonito, talentoso e simpático também ajuda, claro!

Agora é só esperar pelo terceiro livro Apenas uma Noite, que conta o que acontece após o reencontro dos dois. Pelo que li na web, é um conto. Também li em algum lugar que a trilogia vai virar filme. Tomara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!