1 de ago de 2018

COMO SOBREVIVER NO EXTERIOR - Simone Póvoa e Tadeu Salgado

Editora: Alicanto
Ano: 2017
Páginas: 216
ISBN: 9781548153441



Sinopse: "Como (sobre)viver no exterior" é um guia que irá ajudar o leitor a transformar o desejo de ir para fora do Brasil em realidade. Recheado de dicas importantes e inusitadas, e também de histórias de viagens e conclusões que só tira após diversas experiências no exterior, este livro é um guia que acompanha o leitor desde o momento em que ele decide ir para fora do país até o momento em que ele decide voltar (se este momento chegar), passando pela compra de passagens, arrumação da mala, primeiros dias em terras estrangeiras etc. Seja para quem só quer mochilar ou turistar, seja para quem quer ir morar, este livro é um manual imprescindível para que o leitor faça as escolhas certas para seu caso e aproveite ao máximo a experiência.

Um guia para quem quer ir para fora do Brasil por um tempo... ou para sempre!

O livro foi escrito por dois autores que possuem grande experiência com o exterior. Simone viajou muito e atualmente mora nos EUA. Tadeu é um mochileiro experiente e dá ótimas dicas para viagens com poucos recursos (é dono do canal Viajante Pão Duro). O livro é um manual muito útil para qualquer pessoa que pretende ir para o exterior, seja para ficar pouco ou muito tempo.

Os autores dão dicas valiosas baseadas em experiências próprias sobre tudo o que devemos levar em conta ao embarcar para outro país. Os mais diversos aspectos, coisas que nem passam pela nossa cabeça, mas são importantes.

Indico para todas as pessoas que sonham em viajar para o exterior algum dia, tanto para aqueles que pretendem apenas conhecer, como para aqueles que pretendem ficar por um tempo maior, ou até mudar-se para lá definitivamente. As dicas valem para todos. É um ótimo presente para dar a algum amigo ou parente que planeja viajar para outro país.


Uma das primeiras orientações dadas pelos autores é sobre o motivo da viagem:

Saber o motivo pelo qual você está desejando sair do país por um tempo é importante porque é nele que deverá se basear a sua escolha do tipo de experiência que você vai ter.” (p.22)

O livro traz, desde conselhos sobre como fazer a mala, até instruções sobre quais documentos serão necessários para viajar e como obtê-los. Ensina como preparar sua chegada ao outro país, para que você não fique “perdido”, como lidar com as pessoas daquele país e como comunicar-se. Sobre a importância de aprender outra língua, os autores explicam:

Há uma razão muito importante para se tentar aprender ao menos um pouco da língua falada no país onde você estiver: para se aprender um novo modo de pensar e de viver. Aprender uma língua não é simplesmente decorar palavras e seus significados. É muito mais que isso. Entrar em contato com uma nova língua é entrar em contato com toda uma nova cultura. (...) Cultura é um modo de se estar no mundo e de se viver a vida. E só se entra verdadeiramente em contato com uma cultura quando se aprende a língua que a sustenta. ” (p. 106)

Uma viagem é sempre uma experiência incrível. Com as viagens adquirimos coisas que ninguém poderá nos tirar: vivência e conhecimento. 

Saiba mais sobre o livro aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!