17 de ago. de 2022

A PACIENTE SILENCIOSA - Alex Michaelides

Editora: Record

Ano: 2019

Páginas: 364

ISBN: 9788501116437



Sinopse: Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath. Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para uma revista de moda e, de repente, a vida de Alicia mudou completamente. Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido. Depois disso, nunca mais disse uma palavra. A recusa da artista a falar ou a dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior: um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora. Entretanto, ao mesmo tempo que seus quadros passam a ser mas valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres. Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso. No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar. E, se ela falar, ele será capaz de encarar a verdade?


A maior parte do livro é narrada em primeira pessoa pelo psicoterapeuta forense Theo Faber. Theo narra como se interessou pela história de Alicia Berenson. Outros capítulos são partes do diário de Alicia escritos antes de tudo acontecer. Através do diário, podemos conhecê-la um pouco melhor, saber o que pensava.

A pintora Alicia matou o marido com cinco tiros e depois disso nunca mais falou. Alguns dias depois do assassinato, pintou um autorretrato chamado "Alceste". Alceste é a heroína de um mito grego. Na história ela sacrifica a própria vida pelo marido, morrendo em seu lugar. Theo fica cismado com a pintura. O que Alicia quis dizer com isso? Seis anos depois, Theo consegue uma vaga para trabalhar na mesma clínica em que Alicia foi internada. Ele está disposto a fazê-la falar.

Será que foi Alicia quem matou o marido? Será que foi outra pessoa que a incriminou? À medida que Theo investiga, muitos suspeitos começam a aparecer.

O autor explora muito bem a personalidade, tanto dos protagonistas quanto dos coadjuvantes. Todos possuem algum segredo, ou alguma neurose. De perto, parece que ninguém é normal.

A reviravolta no final é incrível! É muito legal quando você descobre a verdade, antes do autor revelar. Me senti um gênio! Indico a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!