Editora:
Best Seller
Ano:
1987
Páginas:
382
ISBN:
9789721028531
Sinopse: O sortilégio da vida, os
mistérios do amor, num mundo hostil e primitivo. Na cabana do chefe Ganso
Selvagem, no vale gelado do Rio das Trutas, vive o clã da jovem caçadora Yanam.
A escassez de alimentos, os rigores do inverno, a fúria dos espíritos
encarnados nos animais, tudo pode significar a morte para esses seres que lutam
bravamente para preservar suas linhagens. E é nesse mundo no qual só os mais
fortes sobrevivem que Yanam descobre os fascinantes segredos que regem a
existência feminina: os ritos de amor e sexo, o ciúme, os mistérios da
concepção e do parto...
Um livro muito diferente de tudo que já li. Só li porque me emprestaram, mas já fiquei interessada logo no início, justamente por ser tão diferente.
A Lua da Rena conta a história de uma garota e sua vida na época dos povos primitivos, que caçavam, coletavam alimentos, construíam choupanas e faziam fogo para aquecer-se no inverno.
O mais interessante eram as suas crenças. Queimavam gordura para agradar aos espíritos, em troca, pediam proteção e alimento. Acreditavam que os feiticeiros possuíam o poder de prender os espíritos, para que ficassem com a tribo ao invés de ir para o Mundo dos Mortos. Quando morriam de doenças, acreditavam que eram os espíritos que os estavam punindo. Muitas mulheres morriam no parto e muitas crianças pequenas também morriam das mais variadas doenças.
O livro traz muitas curiosidades, como o porquê de construírem suas choupanas de determinada forma; porque faziam as coisas do jeito que faziam. Esses povos tinham muito conhecimento sobre plantas medicinais e sabiam que parentes não deveriam ter filhos. Por outro lado, não sabiam cultivar alimentos (agricultura) e também não sabiam que era possível criar animais (pecuária).
Durante a leitura, ficava imaginando como seria viver nesse período, sem conforto nenhum, lutando todos os dias, enfrentando o frio, a fome, o ataque de animais e as doenças mortais.
amo esse livro, eu tinha mas perdi.
ResponderExcluirUma amiga me emprestou.Talvez você consiga o livro em algum sebo.
Excluirvou comprar pela internet, deu vontade de ler novamente kkkk...
ExcluirQue legal! Boa leitura!
Excluir