30 de jun. de 2021

A LUA DA RENA - Elizabeth Marshall Thomas

Editora: Best Seller

Ano: 1987

Páginas: 382

ISBN: 9789721028531

a lua da rena

Sinopse: O sortilégio da vida, os mistérios do amor, num mundo hostil e primitivo. Na cabana do chefe Ganso Selvagem, no vale gelado do Rio das Trutas, vive o clã da jovem caçadora Yanam. A escassez de alimentos, os rigores do inverno, a fúria dos espíritos encarnados nos animais, tudo pode significar a morte para esses seres que lutam bravamente para preservar suas linhagens. E é nesse mundo no qual só os mais fortes sobrevivem que Yanam descobre os fascinantes segredos que regem a existência feminina: os ritos de amor e sexo, o ciúme, os mistérios da concepção e do parto...


Um livro muito diferente de tudo que já li. Só li porque me emprestaram, mas já fiquei interessada logo no início, justamente por ser tão diferente.

A Lua da Rena conta a história de uma garota e sua vida na época dos povos primitivos, que caçavam, coletavam alimentos, construíam choupanas e faziam fogo para aquecer-se no inverno.

O mais interessante eram as suas crenças. Queimavam gordura para agradar aos espíritos, em troca, pediam proteção e alimento. Acreditavam que os feiticeiros possuíam o poder de prender os espíritos, para que ficassem com a tribo ao invés de ir para o Mundo dos Mortos. Quando morriam de doenças, acreditavam que eram os espíritos que os estavam punindo. Muitas mulheres morriam no parto e muitas crianças pequenas também morriam das mais variadas doenças.

O livro traz muitas curiosidades, como o porquê de construírem suas choupanas de determinada forma; porque faziam as coisas do jeito que faziam. Esses povos tinham muito conhecimento sobre plantas medicinais e sabiam que parentes não deveriam ter filhos. Por outro lado, não sabiam cultivar alimentos (agricultura) e também não sabiam que era possível criar animais (pecuária).

Durante a leitura, ficava imaginando como seria viver nesse período, sem conforto nenhum, lutando todos os dias, enfrentando o frio, a fome, o ataque de animais e as doenças mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!