1 de mai de 2012

Primeiro post de uma blogueira iniciante


Meu primeiro post! Nem acredito que finalmente tomei coragem de criar um blog. Há muito tempo alimento o desejo de ter um blog literário para falar dos livros que li e compartilhar opiniões com outros leitores.
Meu blog será essencialmente literário, mas também haverá outras coisas. Compartilharei preferências e coisas que gosto.
Já li muitos livros na minha vida e gostaria de ter resenhado todos (e gostaria de me lembrar de todos...). Só comecei a resenhar agora, mas prometi a mim mesma resenhar todos os livros que ler daqui para frente. Pretendo falar de livros recém-lançados, livros famosos e pouco conhecidos. Vou falar também de alguns livros que marcaram minha infância e adolescência.
Fiquei pensando sobre qual seria o primeiro livro resenhado e cheguei à conclusão de que não poderia ser outro:




O PEQUENO PRÍNCIPE – Saint-Exupéry

Autor: Antonie de Saint-Exupéry
Tradução: Dom Marcos Barbosa
Editora: Agir
Ano da Edição: 2009

Número de páginas: 96
ISBN: 8522005230





Sempre que me pedem para indicar ou citar um livro que gostei, este é o primeiro que vem à cabeça. O livro me marcou muito e acho que isso acontece com todo mundo que o lê. É uma história inocente e emocionante, que nos encanta do começo ao final.
O livro conta a história de um homem e um garotinho que se encontram no deserto. O homem vai parar no deserto por causa de uma pane em seu avião. O garotinho surge do nada afirmando ser um príncipe e vir de outro planeta. A partir daí, o garotinho conta histórias fascinantes sobre seu planeta pequenino e sobre suas viagens pelos outros planetas. Essas histórias fazem com que o homem volte a sonhar e soltar a imaginação, coisa que ele não fazia desde criança. Ao longo da história, encontramos as conhecidas frases que vemos a toda hora por aí.
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tua rosa tão importante.”
Essas e muitas outras frases são ditas no decorrer da história que nos é narrada. Eu já conhecia essas frases antes de ler o livro, mas parece que depois de ler a história elas adquiriram um sentido mais profundo para mim.
Para quem ainda não conhece a história, não vou contar detalhes para não estragar a surpresa. Mas posso dizer que esse livro pode ser lido e relido em qualquer idade, pois as lições contidas nele são para a vida toda. Também assisti ao filme, que é muito emocionante!


A edição que eu tenho é simples mas muito bonita, tem 96 páginas, é de fácil leitura e está repleta de desenhos do autor. Os desenhos o tornam mais atrativo para crianças (confesso que eu também gostei muito). Considero esse livro sempre uma boa sugestão de presente para crianças e adolescentes. As crianças provavelmente não vão entender a profundidade das mensagens no início, mas no futuro, quando o relerem, vão compreender.
É difícil mencionar a parte do livro que mais gostei, pois gostei de todas. Algumas passagens são engraçadas e outras são muito emocionantes. Confesso que chorei no final.
P.S.:
Consegui meu livro no Qualibest (um site onde você responde pesquisas, recebe pontos e pode trocá-los por prêmios). Troquei meus pontos pelo livro, não me arrependi da troca e não pretendo me desfazer do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!