28 de fev de 2018

O BAZAR DOS SONHOS RUINS - Stephen King


Editora: Suma de Letras
Ano: 2017
Páginas: 528
ISBN: 9788556510303

king



Sinopse: Mestre também das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas. Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Alguns são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros.


O único livro do King que li antes deste foi Carrie, a Estranha e gostei muito. Demorei a criar coragem para ler outro livro do autor. Primeiro, porque sou medrosa para ler terror e, segundo, pelo tamanho das obras (quase todas são calhamaços!). O que me encorajou a ler esse livro, é o fato de ser uma compilação de contos. Você pode ler um conto por dia, dessa forma, a leitura não se torna cansativa.

São 528 páginas!

Antes de cada conto, King fala um pouco sobre como surgiu a ideia para a história. Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre o processo criativo dele, é incrível! Em alguns casos, gostei mais dos comentários do autor do que do próprio conto.

O primeiro conto é sobre um carro alienígena que come gente (isso mesmo!). Três crianças são as protagonistas. Apesar de bizarro, achei interessante. O segundo conto é bem sem graça. Nem vale a pena comentar. O terceiro é bem diferente e, no final, há um elemento surpresa. Sempre gosto de ser surpreendida! O quarto conto, apesar de bom, não surpreende, pois o leitor já espera por aquele desfecho. E assim por diante...

Alguns contos surpreendem e muito! Você espera um final chocante (estilo King), mas o final é até fofo (isso mesmo: King escrevendo finais fofos; pasmem!). No geral, não achei o livro tão aterrorizante. Até criei coragem para ler outras obras do autor.

Nem todos os contos são sobrenaturais. Alguns, utilizando acontecimentos do cotidiano, nos fazem refletir sobre valores (ou a falta deles), moralidade, ganância e até questões mais profundas da vida.

Indico a leitura tanto para os fãs de King como para quem ainda não conhece suas obras. Por ser uma coleção de contos, o leitor conhece outras facetas do autor (tem até poesias!). 

A edição é caprichada, com uma capa muito bonita. A diagramação está impecável. Adorei a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!