20 de mai. de 2020

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - Emily Brontë

Editora: Lua de Papel
Ano: 2009
Páginas: 292
ISBN: 9788563066022



Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. 


Como vocês já sabem, este não é o meu estilo de livro preferido. Mas, por ser um clássico, muito aclamado por todos, resolvi ler.

É uma história de amor dramática e trágica, com protagonistas cheios de orgulho, ódio, mágoa e amargura. O orgulho de Cathy separou os dois e o ódio de Heathcliff destruiu a vida de todos. Um amor tóxico que só trouxe infelicidade para quem sentiu e para todos à sua volta. 

A característica mais marcante do livro são seus personagens imperfeitos e cruéis. O sofrimento de Heathcliff é palpável, mas é impossível gostar dele. Os dois são muito egoístas. Cathy é muito mimada. Heathcliff, atormentado por Cathy, atormentou a todos.

A narrativa é pesada com aquela linguagem de época. A trama só conseguiu me prender a partir da metade. Fiquei muitas vezes perplexa e revoltada com a crueldade de Heathcliff, mas precisava saber como terminaria tudo aquilo, por isso, não consegui largar o livro.

Não me deixes só, neste abismo onde não te encontro! Oh! Meu Deus! É indescritível a dor que sinto! Como posso eu viver sem a minha vida? Como posso eu viver sem a minha alma? (pag. 146)

Durante a leitura, tive a sensação de entrar no livro e viajar no tempo. A descrição minuciosa levou-me ao passado. Parecia que eu estava lá, vendo as paisagens do Morro dos Ventos Uivantes e da Granja dos Tordos.

Não me arrependo da leitura. Por incrível que pareça, gostei de todo esse drama e tragédia. O final até surpreendeu-me de forma positiva. Tirando a parte trágica, quem não gostaria de ser tão intensamente amado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!