18 de ago. de 2021

AS CINCO FERIDAS EMOCIONAIS - Lise Bourbeau

Editora: Sextante

Ano: 2020

Páginas: 176

ISBN: 9786555640847

as cinco feridas emocionais

Sinopse: Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça. Para tentar fazê-las desaparecer, desenvolvemos máscaras. Porém, com o passar do tempo, essas feridas se tornam ainda mais profundas e nos distanciam de quem somos de verdade. Por meio de descrições detalhadas das feridas e de suas respectivas máscaras, Lise Bourbeau mostra como elas podem se refletir em nossa personalidade e até mesmo no formato do nosso corpo. Você vai descobrir que é possível detectar a origem das dificuldades que enfrentamos. Dessa forma, podemos empreender uma jornada de cura, aceitando as experiências do passado e perdoando todos os aspectos de nós mesmos.

Baseada em suas observações, a autora descreve as cinco feridas emocionais que, segundo ela, trazemos da infância (rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça) e os cinco tipos de máscaras que usamos para esconder essas feridas (escapista, dependente, masoquista, controlador e rígido).

A autora descreve como cada uma dessas feridas se reflete no adulto: tipo físico, jeito de falar, de se comportar, entre outros. Apesar de não trazer dados científicos, é impressionante como o livro acerta muitas coisas quando descreve os tipos de pessoas. Pelo que entendi, todos temos alguma dessas feridas emocionais. Até podemos ter mais de uma. Conhecendo as feridas e o comportamento decorrente delas, fica mais fácil de entender não só a nós mesmos, mas também os outros. Muitas vezes nos perguntamos por que uma pessoa se comporta de determinada forma, aqui há algumas respostas.

Identifiquei-me muito com dois tipos de comportamento, então, acho que tenho um pouco dos dois. Até os meus alimentos preferidos ela acertou!

A parte mais difícil é conseguir livrar-se dessas feridas emocionais e do comportamento decorrente delas e isso o livro tenta nos ajudar apontando alguns caminhos, mas nada concreto. O livro promete nos ajudar a “superar os sentimentos que impedem a sua felicidade”, mas deixou a desejar nesse aspecto. Outra coisa que me deixou intrigada é que parece que todas as pessoas possuem alguma ferida emocional, então, não existem pessoas completamente “saudáveis”? A autora não fala sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!