9 de mar. de 2022

NINGUÉM PODE SABER - Karin Slaughter

Editora: HarperCollins Brasil

Ano: 2019

Páginas: 416

ISBN: 9788595084544


Sinopse: Andrea sabe tudo sobre sua mãe, Laura. Ela sabe que Laura sempre viveu na pequena cidade costeira de Belle Isle; sabe que a mãe nunca desejou nada além de uma vida serena como integrante da comunidade; e sabe que ela jamais guardou um segredo na vida. Afinal, todos conhecemos nossas mães, certo? Mas tudo muda quando uma ida ao shopping se transforma em um cenário de violência e caos, e Andrea conhece um lado completamente novo de Laura. Parece que sua mãe, antes de ser Laura, era outra pessoa. Durante quase trinta anos ela escondeu sua identidade, vivendo sossegadamente na esperança de que ninguém descobrisse quem era de verdade. Agora, exposta, nunca mais poderá viver como antes. A polícia quer respostas e a inocência de Laura está em jogo, mas ela se recusa a falar com quem quer que seja, inclusive com a própria filha.

Andrea tinha uma vida bem normal (e sem graça) com sua mãe, Laura. Ela voltou para casa para cuidar da mãe que estava doente e para fugir do fracasso profissional e amoroso. A mãe já está bem de saúde, mas Andrea não se anima a ir embora da pequena cidade.

No dia em que Andrea completa 31 anos, uma coisa inesperada acontece. Um atirador entra no shopping onde ela e a mãe estavam comemorando o aniversário e mata duas pessoas. O atirador está vindo na direção de Andrea. Para proteger a filha, Laura enfrenta e mata o atirador. Andrea fica chocada com o preparo e a aparente frieza da mãe para lidar com a situação.

Alguém filmou o incidente todo. Em pouco tempo, o vídeo está sendo mostrado em todas as emissoras de televisão do país.

De noite, Andrea se depara com Laura sendo atacada por um homem que quer informações. Para salvar a mãe, Andrea agride o homem, que acaba morrendo. Laura manda Andrea fugir, a fuga já está toda preparada. Andrea fica estarrecida quando descobre que a mãe manteve tudo preparado durante anos (um carro, muito dinheiro e documentos falsos). Então surge a maior pergunta de todas: quem é Laura?

A partir deste ponto, acompanhamos a fuga de Andrea e a busca por respostas sobre o passado da mãe. Ao mesmo, somos levados aos acontecimentos do passado, que podem nos explicar tudo sobre Laura. Qual a relação de um grupo de jovens claramente perturbados da década de 80 com a vida de Laura e Andrea, nos dias atuais?


Ela sempre acreditara – veementemente e com grande convicção – que a única forma de mudar o mundo era destruí-lo. (pg. 10)


Ele convenceu todo mundo em seu círculo de que era mais inteligente do que realmente era. Mais esperto. O fato é que ele era só mais um vigarista liderando outro culto a fim de levar garotas bonitas para a cama e brincar de Deus com os rapazes. Ele sabia quando as pessoas estavam se afastando. Ele sabia como trazê-las de volta. (pg. 207)


A narrativa é intercalada entre passado e presente. Descobrimos que os fatos do passado estão ligados ao presente, mas ainda não sabemos como. Os personagens trocam de nome e, no decorrer da leitura, começamos a ter uma ideia do que aconteceu.

Gostei do livro e indico a leitura. Soube que vai virar série da Netflix, Já quero assistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!