4 de jan. de 2024

O HOMEM QUE MORREU DUAS VEZES - Richard Osman

Série: O Clube do Crime das Quintas-Feiras - #2

Editora: Intrínseca

Ano: 2021

Páginas: 400

ISBN: 9786555602869

Sinopse: A quinta-feira agora é o melhor dia da semana. Com os crimes mais recentes solucionados, o Clube do Crime das Quintas-Feiras encontra-se em uma maré de tediosa normalidade. Mas não por muito tempo. Quando Elizabeth recebe a carta de um velho conhecido, sabe que está diante de um belo mistério. O agente do serviço secreto sessentão, com quem a ex-espiã tem uma longa história, acaba de cometer um erro terrível e precisa da ajuda dela. Joyce, Ibrahim e Ron são então convocados para acompanhá-la em uma aventura repleta de segredos e conspirações, que envolve diamantes roubados e a máfia. Logo os quatro amigos se deparam com mortes em circunstâncias suspeitas, e a missão se transforma em uma busca por um assassino implacável. E se eles encontrarem os diamantes… Bem, aí seria um bônus. A vida de septuagenários aposentados realmente não é moleza. Envolvido em mais um mistério, o grupo de detetives amadores vai lidar com assaltos, reuniões regadas a vinho e bolo, arrependimentos antigos e decisões cruciais, como adotar ou não um cachorro. Mas será que encontrarão o culpado antes que se tornem vítimas?

O ex-marido de Elizabeth, depois de muitos anos, aparece pedindo ajuda. Douglas é um agente do serviço secreto. Descobrimos que, no passado, Elizabeth era uma espiã. Isso explica como ela tem tantos contatos importantes e como consegue acesso a informações sigilosas. Um criminoso está acusando Douglas de ter roubado os seus diamantes, por isso ele precisa se esconder.

Quando Douglas e sua parceira, Poppy, são assassinados em seu esconderijo, Elizabeth e seus amigos começam as investigações para descobrir o autor dos assassinatos e o paradeiro dos diamantes.

No segundo livro da trilogia, já estamos familiarizados com os quatro protagonistas, Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron. Por isso parece que a leitura flui ainda mais facilmente. Podemos nos aprofundar ainda mais em suas personalidades peculiares e em seus segredos. Conhecemos um pouco mais sobre o passado de Elizabeth, que foi casada com Douglas e hoje está casada com Stephen.

"Na vida, algumas pessoas preveem o tempo. Já outras são o tempo em si." (pág.190)

"Foi a viagem perfeita e, até onde o Stephen sabia, tudo havia sido o mais mágico dos acidentes. E isso porque ele é o tempo e eu, a pessoa por trás da previsão do tempo. Ele acredita em destino, eu sou o destino." (pág. 193)

"O segredo da vida é a morte. Veja, a morte é a base de tudo.(...) Na essência, nossa existência só faz sentido por causa dela. É o que dá significado à nossa narrativa. O caminho da nossa jornada é sempre ao encontro dela. Pautamos nosso comportamento pelo medo dela ou por tentarmos negar este medo." (pág. 378)

Com diálogos divertidos e inteligentes, e uma bela reviravolta no final, este é mais um livro que conseguiu me surpreender. Indico a leitura e estou ansiosa para ler o terceiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!