30 de jan de 2014

EXTRAORDINÁRIO - R. J. Palacio



Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
ISBN: 9788580573015




Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



"Não julgue um livro pela capa e um menino pela cara."


Um livro extraordinário mesmo! Profundo!


Conta a história de um garoto de 10 anos que nasceu com uma grave deformidade no rosto. August passou por vários cirurgias, mas seu rosto continua com uma aparência assustadora.


Auggie sofre muitos preconceitos por parte das outras crianças e até dos adultos por causa do seu rosto diferente. Para compensar todo sofrimento, sua família o cerca de amor e cuidados. Seus pais, sua irmã e sua cachorrinha o enchem de carinhos.


A mãe de August decide que está na hora de ele frequentar a escola. Até aquele momento, era a mãe quem o ensinava. Apesar de todo o medo, Auggie tem muita vontade de frequentar uma escola como as outras crianças. Sua vida muda quando é aceito no quinto ano de uma escola particular.


A partir daí acompanhamos os acontecimentos da vida de August na escola.


O livro começa sendo narrado pelo próprio August. A forma como ele conta o que sente com o preconceito que sofre é muito emocionante. Apesar de tudo, é um menino alegre e bem-humorado.


Outros personagens também narram alguns capítulos. Achei isso muito legal, pois assim, sabemos o ponto de vista de outras pessoas (a irmã e os amigos).


"Extraordinário" me fez pensar em como nos deixamos enganar pelas aparências muitas vezes. Mostrou que as crianças podem ser muito cruéis, mas também podem ser muito generosas.


O final do livro me emocionou muito, achei lindo! Recomendo tanto para crianças como para jovens e adultos; enfim: para todas as idades! É um livro lindo que nos faz refletir sobre nossas atitudes e valores.

10 comentários:

  1. Oie!
    Esse livro é uma das minhas próximas leituras porque esse livro me parece muito tocante.
    Beijos e até,
    Ana.
    *retribuindo comentário*

    ResponderExcluir
  2. Leila, esse livro é um amor mesmo, quando eu li de cara gostei do Augie,
    além de claro ele possui uma mensagem para levar para vida apesar de ser simples.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei muito do Augie!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Leila!
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Esse livro realmente parece ter uma história muito bonita, que mostra o desafio de lidar com preconceitos e superar dificuldades.

    Abs

    http://inkwithcoffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso que o livro nos passa.

      Obrigada pela visita.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Esse livro e os comentários positivos me cativaram muito!! Quero ler e estou pensando em dar para os meus primos mais novos para que enriqueçam com a leitura!! Estou retribuindo a visita ao meu blog e já estou te seguindo!!

    Beijinhos
    Mirelle - http://blog-belavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessada pela história... E creio que deve ser emocionante mesmo!
    Gostei do seu blog =D
    Abração!

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!