30 de nov de 2017

O BICHO-DA-SEDA - J. K. ROWLING

Série: Cormoran Strike – Livro 02
Editora: Rocco
Ano: 2014
Páginas: 464
ISBN: 9788532529497


Sinopse: O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.

Para quem não sabe, Robert Galbraith é o pseudônimo de J. K. Rowling, autora da série Harry Potter. O Bicho-da-Seda é o segundo livro da série policial Cormoran Strike. Não li o primeiro livro O Chamado do Cuco, mas isso não prejudicou a leitura. Só fiquei curiosa, pois o caso que o detetive resolve no primeiro livro é citado várias vezes no segundo.

O detetive Strike ficou famoso devido a um caso famoso que resolveu e agora atende pessoas ricas que estão dispostas a pagar caro para saber se seus cônjuges os estão traindo.

Em meio a esses clientes, surge Leonora, uma mulher simples que está preocupada com o sumiço do marido. Owen Quine é escritor e está desaparecido há dez dias. Leonora pede ao detetive que traga seu marido de volta. Strike fica com pena da mulher e da filha que tem uma deficiência mental e por isso aceita o caso.

Durante a investigação, Strike descobre que Owen escreveu um livro muito tosco que ofende e revela segredos sujos de várias pessoas e isso irritou muita gente. A trama fica muito sinistra quando o escritor é encontrado assassinado de forma brutal. Tudo leva a crer que uma das pessoas que foi citada no livro de Quine é o assassino.

Strike e sua assistente Robin formam uma dupla bem eficiente. Em meio às investigações, também acompanhamos um pouco da vida pessoal dos dois. Strike acabou de sair de um relacionamento instável e ainda está se recuperando. Robin está noiva de um cara que não valoriza e não aceita seu trabalho. O cara é um babaca! O que ela ainda está fazendo ao lado dele?

Achei o início da história um pouco lento. Demora um pouco para engrenar mas, depois que engrena, fica bem interessante. Não consegui descobrir a identidade do assassino. Fui surpreendida pela autora. O final revela muito mais que a identidade do assassino. Apesar de não ser um dos meus livros preferidos, recomendo a leitura para quem gosta de suspense policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!