31 de out de 2018

FILME - VIVA - A VIDA É UMA FESTA

Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina
Duração: 105 minutos
Ano: 2017
Classificação: Livre
Gênero: Animação, Fantasia



Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.



Miguel é um garoto alegre e carinhoso. Toda a sua família trabalha com sapatos. Miguel é engraxate, mas adora música! Tem um violão e toca escondido porque sua família baniu totalmente a música. O garoto descobre que é tataraneto de um grande músico e decide participar de uma competição de talentos, mas a família o proíbe. O tataravô abandonou a esposa e a filha por causa da música, por isso ela é proibida na família.


No México é celebrado o Dia dos Mortos. Nesse dia, os entes queridos falecidos são lembrados e homenageados com fotos, flores e oferendas. Nessa noite, Miguel pega escondido o violão do túmulo do famoso artista Ernesto de La Cruz. Quando toca o primeiro acorde, o garoto é transportado para o mundo dos mortos.



Miguel encontra seus familiares mortos (são todos esqueletos!) que vieram visitar os vivos. Somente no Dia dos Mortos, abre-se uma espécie de portal que permite a passagem para o mundo dos vivos. As fotos que os vivos deixam no altar permitem a passagem para que os mortos possam visitá-los.



Miguel fica apavorado quando percebe que ficou invisível para os vivos e passou a enxergar os mortos. Sua família morta o leva ao encontro de sua tataravó Amelia, para que ela possa dar a benção, para que ele volte ao mundo dos vivos. A tataravó dá a benção com a condição de que Miguel esqueça a música. O garoto não aceita a condição e decide procurar seu tataravô músico para que ele lhe dê a benção, sem impor condições.


Enquanto procura seu tataravô, Miguel vive muitas aventuras no mundo dos mortos e conhece figuras incríveis. O mais divertido é Hector, um esqueleto malandro que faz de tudo para atravessar o portal. Hector conta para Miguel que foi esquecido por quase todos os vivos. Somente sua filha ainda lembra-se dele, mas já está idosa e está esquecendo tudo. Se ele for completamente esquecido, desaparecerá para sempre. Por isso, Hector pede para Miguel levar uma foto sua para o mundo dos vivos, para que ele possa atravessar e rever sua filha.


O cãozinho Dante é o fiel companheiro de aventuras de Miguel. Acompanha o garoto em sua jornada ao mundo dos mortos. É uma figurinha muito engraçada!


É um filme lindo e tocante que fala do amor à família. Confesso que chorei em vários momentos... A parte musical também é maravilhosa!

A animação ganhou muitos prêmios, inclusive o Oscar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!