21 de abr de 2013

A FIRMA - John Grisham

Editora: Rocco
Ano: 1992

Páginas: 437
ISBN: 853250115X

Sinopse: Mitchell McDeere, um dos melhores alunos de Direito, em Harvard, vai trabalhar na Bendini, Lambert e Locke, uma rica firma especializada em direito tributário. Logo de início, ele suspeita de que há algo de errado na firma, ainda mais quando dois sócios morrem em um estranho acidente nas Ilhas Cayman. As previsões do jovem advogado parecem se confirmar quando ele é abordado por Tarrance, um homem que diz ser agente do FBI. Segundo o agente, a firma Bendini, apesar de ter alguns clientes importantes, não é real e serve de fachada para negócios escusos. Ele revela também que o próprio Mitchell vem sendo espionado pela segurança da firma, que instalou microfones em sua casa e grampeou seu telefone. Mitchell fica ainda mais assustado quando descobre quais são os verdadeiros negócios da Bendini, Lambert e Locke. Mas se vê num beco sem saída quando Tarrance o pressiona para que ele se torne informante do FBI. Se não concordar, será denunciado, mas se a firma descobrir o plano, Mitchell será morto. Qual a saída?    
 
O advogado recém-formado Mitchell recebe uma proposta irrecusável para trabalhar em uma pequena firma de advocacia. O salário e as vantagens são tão boas que ele nem pensa em trabalhar em outra empresa.
 
Mitchell e a mulher se mudam para a pequena cidade onde fica a empresa. Tudo parece maravilhoso no início. Carro novo, casa nova, roupas novas, tudo patrocinado pela firma. Mas começam a acontecer coisas estranhas que deixam Mitchell confuso. Ele começa a investigar os acontecimentos e descobre um grande segredo.
 
A partir daí sua vida sofre uma reviravolta. Mitchell viverá um dilema e será obrigado a fazer uma escolha difícil. Terá que lutar pela segurança da sua família e por sua vida.
 
Na minha visão, o livro pode ser divido em duas partes: suspense e ação. No início, há um grande suspense sobre a verdade por trás da firma. Quando Mitchell descobre tudo, começa a ação. Para quem curte os gêneros de ação e suspense, recomendo a leitura. Ainda não vi o filme com Tom Cruise, mas estou curiosa para assistir.
 

Um comentário:

  1. Olá!
    Não conhecia o livro e nem sabia que tinha filme mais me interessei :)

    Beijos
    http://www.sonhandocomlivros.com/

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!