1 de out de 2014

AS GÊMEAS - Saskia Sarginson

Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 320
ISBN: 9788581633879 


Sinopse: As gêmeas Isolte e Viola eram inseparáveis na infância, mas se tornaram mulheres muito diferentes: Isolte tem um emprego glamouroso em uma revista de moda de Londres, namora um fotógrafo e vive em um bairro descolado. Viola, desesperadamente infeliz, luta contra um transtorno alimentar e não faz questão de se ajustar a nenhum grupo. O que pode ter acontecido para levar as gêmeas a seguirem trajetórias tão desencontradas? À medida que as duas jovens começam a reviver os eventos do último verão em família, terríveis segredos do passado vêm à tona – e ameaçam invadir suas vidas adultas.

É o primeiro livro da autora. Ela tem uma narrativa bem descritiva, cada lugar e cada cena são descritos com uma riqueza de detalhes impressionante.

"As Gêmeas" é um suspense bem diferente dos que estou acostumada a ler. Não é policial, mas a leitura deixa o leitor tenso. Você sabe que aconteceu alguma coisa grave, mas não sabe o que. É perturbador, uma história nebulosa. À medida que você lê, algumas coisas começam a ficar mais claras, mas outras continuam obscuras.

Durante a leitura acompanhamos as gêmeas Viola e Isolte em sua vida presente e no passado. As narrativas das duas vão se alternando a cada capítulo.

Isolte é a irmã mais centrada. Trabalha, tem namorado e cuida da irmã Viola que está no hospital (no decorrer do livro descobrimos porque). Viola vive em um mundo de lembranças. Através delas, descobrimos como era a vida das gêmeas na infância e começamos a ter pistas do que pode ter acontecido.

É muito interessante como a autora descreve a conexão que existe entre gêmeos. A necessidade que eles tem de estarem juntos e, ao mesmo tempo, o ressentimento que sentem por ter que dividir tudo.

Muitas cenas não são descritas pela autora, cabe ao leitor imaginar como aconteceram. No final, gostaria que a autora tivesse continuado, para saber como as coisas vão acontecer. Ela deixa o leitor imaginar por conta própria. Nas últimas páginas, há uma entrevista bem interessante com a autora, onde ela explica algumas coisas sobre o livro.

2 comentários:

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!