10 de jun de 2015

DESERTO DE OSSOS - Chris Bohjalian

Editora: Companhia Editora Nacional
Ano: 2015
Páginas: 344
ISBN: 9788504019179 

companhia editora nacional
Sinopse: Em 1915, o massacre de milhares de armênios perpetrado pelos turcos tingiu para sempre as areias do deserto sírio com o sangue e os ossos de uma civilização inteira. Em meio a esse cenário desolador, Armen Petrosian, um jovem engenheiro armênio que perdeu a esposa e a filha, e Elizabeth Endicott, uma rica jovem americana, se apaixonam. Mas antes de assumir o que sentem, eles se separam quando Armen se alista no exército britânico e Elizabeth vai trabalhar como voluntária. Ambos testemunharão atrocidades que os marcarão para sempre antes que possam se reencontrar. Quase um século depois, às vésperas do centenário do genocídio, a neta do casal, Laura, embarca em uma jornada pela história de sua família, descobrindo uma história de amor, perda e um delicado segredo que ficou soterrado por gerações. 

É uma obra de ficção baseada em um fato real: o extermínio de mais de um milhão de armênios. Durante a leitura, confundi várias vezes a realidade com a ficção. Ficava pensando: "será que isso aconteceu de verdade?" Não sabia até que ponto a narrativa é real. No final do livro, o autor explica que se baseou em fatos e relatos reais para construir a história. Recentemente, se falou muito nisso nos noticiários porque o massacre completou um século em 2015.

O livro conta a história de Elizabeth e Armen que, em meio à guerra e à desgraça, vivem uma história de amor. Elizabeth é uma voluntária americana que vai para Alepo tentar amenizar um pouco o sofrimento das vítimas. Armen é um armênio que perdeu a mulher e a filha na guerra. Em busca de vingança, ele se alista para lutar contra os turcos.

É tudo muito triste. Nos faz refletir sobre a humanidade e até que ponto as pessoas podem ser cruéis umas com as outras. Nos faz pensar sobre a estupidez que é uma guerra. Em qualquer guerra, pessoas são obrigadas a matar outras para defender interesses de uma minoria que está no poder. Milhares de inocentes perdem a vida e quem sobrevive fica com sequelas emocionais pelo resto da vida.

A história é forte, chocante. Mexe com o leitor. É impossível não ficar impressionado. Depois de ler, você fica um bom tempo pensando nas atrocidades narradas. Indico para quem quer saber um pouco mais sobre este genocídio esquecido pela humanidade.

Tanto a capa quanto a parte interna do livro são muito bonitas. Na divisão dos capítulos há detalhes delicados. A diagramação e ortografia são perfeitas. Percebe-se que o livro foi feito com cuidado e dedicação.
 

4 comentários:

  1. Sou apaixonada por ficção baseado em fatos reais, acho que deixa o livro muito mais rico.
    Vou querer saber mais dele ;)

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros romanceados de fatos históricos. Foi um episódio revoltante mesmo e certamente deve ser uma leitura difícil, no sentido emocional.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!