18 de nov de 2015

A ESPERANÇA - Suzanne Collins

Trilogia: Jogos Vorazes - Livro 3
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 424
ISBN: 9788579800863
jogos vorazes
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Escrevi essa resenha há algum tempo, logo quando terminei de ler o livro. Agora, com o lançamento do último filme da série, resolvi publicar a resenha.

Minha expectativa em relação a este livro era muito grande. Afinal, depois de ler Jogos Vorazes e Em Chamas, estava ansiosa para saber como a autora terminaria a saga do povo de Panem. O que aconteceria com Katniss, Peeta, Gale e todos os outros.

A história toda se passa durante a revolta dos distritos contra a Capital. Katniss passa a ser o Tordo, o símbolo da luta dos distritos pela liberdade. Katniss permanece grande parte do tempo no Distrito 13, onde estão os refugiados do Distrito 12 e onde está o comando da guerra.

A Esperança foi muito mais sanguinária que Em Chamas. Foram muitas mortes; armas poderosas, destrutivas. Armadilhas mirabolantes capazes de aniquilar uma tropa inteira, sem chances de sobrevivência. Durante a leitura ficava me perguntando: como os caras vão colocar isso nos filmes?

O livro nos faz refletir sobre até que ponto uma guerra é válida. Mesmo na luta por uma causa justa, muitos inocentes são mortos dos dois lados. Até que ponto os rebeldes são melhores que a Capital? Pois eles também estão aterrorizando e matando pessoas indefesas.

Depois de uma vitória, são lamentadas todas as perdas, há promessas de que não haverá outra guerra. Até quando as pessoas se lembrarão dessas promessas?  Até quando as pessoas se lembrarão da dor e das vidas perdidas? Será que a ambição humana tem limites?

Meu livro preferido ainda é Em Chamas, mas A Esperança também é muito bom. Estou curiosa para assistir o último filme!
a esperanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!