12 de abr de 2017

VALSA MALDITA - Tess Gerritsen

Editora: Record
Ano: 2016
Páginas: 238
ISBN: 9788501108142

 
Sinopse: No ambiente frio e sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante — a valsa Incêndio — e é imediatamente atraída pela peculiar composição. Carregada de paixão, tormento e de uma beleza arrepiante — e aparentemente inédita aos olhos do mundo —, a valsa com seu tom menor fúnebre e seus arpejos febris parece ter vida própria. Determinada a dominar a obra complexa, Julia decide ser o instrumento que fará com que sua melodia seja ouvida. Já de volta à Boston, no instante em que o arco de Julia começa a ser deslocado pelas cordas do violino, desenhando no ar aquelas notas intensas, algo sinistro é despertado — e a vida de Julia fica sob ameaça iminente. A música parece exercer um efeito inexplicável e macabro sobre sua filha pequena, que se mostra drasticamente transformada. Convencida de que a melodia hipnótica de Incêndio está desencadeando uma maldição, Julia decide investigar a história por trás da partitura e encontrar a pessoa que a compôs. Suas buscas a levam à milenar cidade de Veneza, onde Julia descobre um segredo sinistro de várias décadas envolvendo uma família perigosamente poderosa que fará de tudo para impedir que ela revele a verdade ao mundo — custe o que custar. 

Uma linda melodia poderia despertar o que há de mais sombrio no ser humano?

Com uma capa linda dessas, não resisti e li imediatamente. A primeira coisa que pensei quando comecei a leitura foi: "O quê?!?! A Tess escrevendo um livro sobrenatural?!".

Na Itália, a musicista Julia compra uma partitura antiga para tocar em seu violino. É uma bela valsa chamada Incêndio. A música parece ser inédita e a melodia é linda e intensa. A partir do momento em que Julia toca a valsa pela primeira vez, percebe que o comportamento da sua filha de três anos muda totalmente. Será que a música carrega alguma maldição?

Preocupada com a transformação da filha e com sua integridade física, Julia decide voltar à Itália para descobrir a história por trás da composição. O nome do compositor é L. Todesco. Quem seria essa pessoa?

Paralelamente, acompanhamos a história de Lorenzo, um jovem músico que viveu em Veneza há várias décadas atrás. As narrativas de Julia e Lorenzo são intercaladas. Podemos acompanhar o presente e o passado ao mesmo tempo. O leitor vai se perguntar: qual a relação de Lorenzo com a valsa? Aí fica fácil responder, né?

No final, é possível que o leitor se decepcione um pouco com a explicação que a autora encontrou para o problema de Julia. Mas isso não tira o mérito do livro, pois o ponto alto está na história de Lorenzo e no mistério em torno da composição da valsa Incêndio. Fiquei bem chocada com a revelação sobre a origem da música. É arrepiante! É um thriller psicológico eletrizante, repleto de drama e tragédia!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!