27 de fev. de 2019

A MENINA QUE NÃO SABIA LER - John Harding

Livro 01
Editora: LeYa
Ano: 2010
Páginas: 282
ISBN: 9788562936111



Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Esse livro nunca despertou meu interesse, porque pensei que se tratava de um drama. Uma pessoa indicou-me a leitura e disse que era muito bom; resolvi experimentar. Que livro é esse, minha gente!?!? O que parecia ser apenas um drama mostrou-se um suspense bem tenso e cheio de reviravoltas!

A história é narrada em primeira pessoa por Florence, uma menina órfã de 12 anos, que vive com seu irmão menor, Giles, na mansão do seu tio. Os dois não conhecem o tio porque ele nunca aparece lá. As únicas companhias dos dois irmãos são os empregados.

No início, achei a leitura um pouco tediosa. Florence divide conosco seus pensamentos e conta como é o dia a dia na mansão, onde nada de interessante acontece. Tudo muda quando a garota conhece a biblioteca e aprende a ler. Encantada com tantos livros, Florence passa horas lendo. Mas esconde de todos que sabe ler.

O suspense começa com a chegada na nova preceptora de Giles, a srta. Taylor. A anterior afogou-se no lago. Florence logo desconfia do jeito da mulher. Com o passar dos dias, para Florence, fica cada vez mais clara a verdadeira intenção da nova preceptora: roubar seu irmão.

Florence luta para proteger o irmão e provar a todos o plano da preceptora. Para lutar contra sua inimiga, Flor precisa de um aliado, para isso conta com seu amigo Theo. O garoto é apaixonado pela menina e faz tudo por ela.

O final do livro é surpreendente, com uma reviravolta que vai deixar o leitor sem fôlego. Comecei a desconfiar da verdade, a certa altura, mas de forma alguma, poderia imaginar que terminaria daquele jeito! Sinistro...

Recomendo a leitura para quem procura um suspense diferente e tenso, onde nada é o que parece. Soube que existe uma continuação, o volume dois. Já quero ler!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!