9 de set de 2015

CALVIN E HAROLDO - As Tiras de Domingo 1985 - 1995 - Bill Watterson

Editora: Conrad
Ano: 2014
Páginas: 95
ISBN: 9788576165224
 
Sempre gostei muito de quadrinhos. Quando criança, adorava ler gibis e os quadrinhos publicados nos jornais. Adoro as tirinhas de Calvin e Haroldo até hoje!

O livro é uma viagem ao passado. No começo, há um breve relato do cartunista. O autor conta que as tiras de domingo eram maiores e mais coloridas, por isso davam mais trabalho. É muito interessante saber como era o processo criativo e produtivo naquele tempo (todo manual). Além de ter as ideias para as tirinhas, o autor tinha que criar os desenhos e se preocupar com a combinação das cores. Hoje em dia, tudo é feito em programas de computador.

Na segunda parte do livro, o leitor pode se deliciar com as tiras de Calvin e Haroldo, selecionadas pelo autor. As tiras ocupam a página inteira e são coloridas! Na página do lado esquerdo está o esboço em preto e branco e na página da direita a tira colorida. Abaixo das tiras podemos ler as explicações e observações do autor, que são bem interessantes. Ele fala sobre como pensou em cada tira, o processo de produção e a mensagem que tentou transmitir.


Na minha opinião, as histórias de Calvin e Haroldo são destinadas a todas as idades. Algumas vezes, são abordados temas bem profundos, que nos fazem pensar. Mas, na maioria das vezes, as tiras são muito engraçadas. Recomendo a leitura para todos que curtem quadrinhos e, principalmente, para quem gosta de Calvin e Haroldo.

tiras de domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!