16 de set de 2015

OS BONS SEGREDOS - Ann Leary

Editora: Companhia Editora Nacional
Ano: 2015
Páginas: 384
ISBN: 9788504019582

Sinopse: Hildy Good é uma caipira chique que sempre viveu numa histórica comunidade da região da costa norte de Boston. Ela sabe quase tudo sobre todo mundo. Hildy é descendente de uma das bruxas de Salem, e acredita-se que ela possa ter herdado alguns dons paranormais. Não é verdade, claro; ela apenas é boa em decifrar as pessoas. Hildy é boa em várias coisas, aliás. É uma bem-sucedida corretora de imóveis, mãe e avó. Seus dias são atarefados, mas suas noites têm sido solitárias desde que suas filhas, convencidas de que a mãe estava bebendo além da conta, a mandaram para uma clínica. Agora ela está em recuperação — ou não.


Nenhum segredo permanece secreto por muito tempo.

 

O que posso dizer de cara sobre esse livro é que a capa me enganou um pouco. Não é um livro sobre bruxas.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Hildy. Hildy é uma protagonista diferente do comum, tem 60 anos e tem problemas com o alcoolismo. Poderia dizer que ela é uma anti-heroína, cheia de defeitos. Em alguns momentos, é um doce de pessoa, uma boa amiga e uma avó amorosa. Já em outros momentos, é uma pessoa amarga, cheia de sarcasmo, deprimida e solitária.

A autora aborda o tema do alcoolismo de uma forma bem realista. Para mim, esse livro é um alerta em forma de ficção contra o alcoolismo, que todos deveriam ler. É impressionante como o álcool pode transformar uma pessoa. Nunca convivi com alcoólatras, por isso não imaginava que pudessem acontecer tantas coisas ruins. Fiquei chocada com algumas situações descritas no livro.

Tirando o problema com o álcool, Hildy é uma pessoa legal e batalhadora. Valoriza as amizades e gosta de ajudar os outros.

Jack, ex-namorado de Hildy, também é gente boa. Um cara simples e rude, mas muito trabalhador, honesto e amigo. Ele se preocupa de verdade com Hildy e, apesar de tudo, ainda gosta dela.

Como o título do livro sugere, há muitos segredos na história. Parece que Hildy tem que guardar todos – os seus e os dos outros. Um dos segredos que Hildy guarda é sobre sua nova amiga Rebecca. Este segredo vai trazer muita dor de cabeça a ela.

Se você pensa que a história é apenas um drama, está muito enganado. A partir da metade do livro, começa um suspense bem tenso. A cada capítulo, você tenta descobrir o que está acontecendo e fica tentando adivinhar o desfecho da trama. O final é bem surpreendente, pega você de surpresa. É o tipo de livro que mexe com o leitor, perturba (fiquei pensando nele por vários dias...).

Recomendo a leitura para quem gosta de drama com uma dose de suspense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!