7 de out de 2015

O PRINCÍPIO 80/20 - Richard Koch

Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 256
ISBN: 9788582352595

richard koch

Sinopse: No século XIX, o economista italiano Vilfredo Pareto descobriu que havia um padrão na distribuição da riqueza mundial: 20% das pessoas tinham 80% do dinheiro e vice-versa, o que ficou conhecido como Lei de Pareto. No fim do século XX, o autor Richard Koch viu em suas pesquisas que o princípio 80/20 podia ser encontrado em quase todos os aspectos da vida moderna: em geral, 20% do que se faz produz 80% do resultado total (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado). Neste clássico livro, lançado agora pela Editora Gutenberg em nova edição ampliada e atualizada, Koch ajuda a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes, para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia e conseguindo muito mais.

 
Olá, pessoal!

Como vocês já devem ter percebido, gosto muito de livros que trazem dicas para ganhar dinheiro e nos ajudam a ser mais felizes. Este livro aborda as duas coisas.

O Princípio 80/20, também conhecido como Princípio de Pareto, é muito utilizado no mundo dos negócios. Se você pesquisar na Internet vai encontrar vários artigos sobre ele. O livro nos ensina como pensar 80/20 e como colocar em prática.

Após a introdução, a primeira parte do livro aborda o sucesso profissional e empresarial. Os ensinamentos se aplicam tanto para grandes empresas como para pequenos negócios. O autor também dá dicas de sucesso para as pessoas que querem continuar sendo empregados. Você não precisa ser dono do seu próprio negócio para ter sucesso profissional e financeiro, você pode ser um excelente funcionário.

O que concluí com a leitura dessa parte é que devemos descobrir quais os produtos ou atividades que geram a maior parte dos lucros e focar nelas, reduzindo ou eliminando aquelas que geram pouco lucro. Também devemos nos dedicar mais àquilo que fazemos bem e deixar o que não fazemos tão bem para os outros.  Não entendo quase nada de negócios, mas, a impressão que tive é que a maioria das empresas está fazendo isso errado.

A segunda parte do livro, destina-se a aplicar o Princípio 80/20 no nosso dia a dia para melhorar a nossa vida. Essa parte é bem mais fácil de compreender, então, se você preferir, pode pular direto para a leitura destes capítulos. 

Os capítulos seguintes falam muito sobre a busca da felicidade. Nem sempre ganhar mais dinheiro é sinônimo de ser mais feliz. Devemos tomar cuidado para não transformar o dinheiro em uma fonte de infelicidade. O livro nos ajuda a ser pessoas mais felizes. Por incrível que pareça, a principal mudança deve acontecer em nosso interior, na forma de pensar e agir.

No final do livro o autor dedica um capítulo para expor algumas das críticas que recebeu de leitores sobre a aplicação do princípio 80/20 nos negócios e na vida, e responde cada uma delas.

Indico a leitura para todos que buscam aumentar seu sucesso profissional, financeiro e melhorar sua vida pessoal. Anotei várias coisas interessantes para começar a pensar e mudar na minha vida. Mesmo que você não coloque em prática tudo o que o autor sugere, certamente, você vai encontrar alguns conselhos bem úteis!
 

2 comentários:

  1. Ficou muito boa a sua resenha. Estava indeciso se comprava ou não o livro, e o seu texto deixou claro que vale a pena.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico feliz que tenha gostado.
      Boa leitura!
      Um abraço!

      Excluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!