23 de nov de 2016

O NAVIO DAS NOIVAS - Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 384
ISBN: 9788580579956


Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas. Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado. 

O livro começa nos apresentando quatro mulheres com personalidades totalmente diferentes e que não têm nada em comum, exceto o fato de terem que dividir a mesma cabine no navio.

Avice é uma riquinha mimada. Muito arrogante, presunçosa e preconceituosa. Se considera melhor que todas as outras e só reclama de tudo. Muito chata! Mas ela vai passar por algumas situações bem difíceis, isso talvez a torne uma pessoa um pouco menos arrogante.

Jean é uma menina ainda, a mais jovem de todas, bem cabeça de vento. Fala tudo o que dá na telha, não mede as palavras. Também não mede suas atitudes, o que lhe trará problemas. Avice se irrita várias vezes com Jean (Avice se irrita com todo mundo...).

Margaret é um amor de pessoa. É uma mulher simples que cresceu na fazenda onde vive sua família. Apesar das diferenças, se dá bem com todas as companheiras de cabine. Cabe a ela intermediar os conflitos entre as outras para tornar a convivência um pouco melhor.

Frances é a mais misteriosa de todas, guarda vários segredos. Alguns são revelados durante o livro e outros, somente no final. Apesar de ter uma personalidade fechada, não é má pessoa.

Essas quatro mulheres, com histórias de vida bem diferentes, protagonizam o romance. O leitor pode esperar muito romance neste livro, mas também alguns mistérios e outras coisas mais.

A história me fez pensar em como as pessoas às vezes complicam as coisas que poderiam ser simples. Como a falta de diálogo pode atrapalhar a vida. Seria tão mais fácil se as pessoas dissessem umas para as outras o que estão sentindo...
 

2 comentários:

  1. Oi Leila, tudo bem?

    Não li o livro ainda, mas sendo Jojo a gente já espera uma boa qualidade né? Gostei de saber um pouco das quatro mulheres, parecem ser personagens fortes! <3 Adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, elas têm personalidades muito fortes.
      Beijos!

      Excluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!