14 de dez de 2016

RECURSOS DESUMANOS - Pierre Lemaitre

Editora: Vestígio
Ano: 2015
Páginas: 336
ISBN: 9788582861813 
 
 
Sinopse: Alain Delambre é um homem de 57 anos completamente desgastado e ressentido pelos quatro anos de desemprego que vem amargando. Ex-diretor de RH, ele encontra apenas subempregos, o que o desmoraliza cada vez mais. Quando um empregador finalmente resolve considerar sua candidatura para um cargo em uma grande empresa e na área em que é especialista, Alain Delambre se vê disposto a qualquer coisa – a pedir um empréstimo emergencial ao genro que detesta, a se desqualificar aos olhos de sua esposa e de suas filhas e até mesmo a participar do teste final de recrutamento: a simulação de uma tomada de reféns. Neste alucinante jogo em busca da cobiçada posição e do resgate de sua dignidade, Delambre percorre caminhos inesperados, que poderão levá-lo longe demais… 
 


Ele só queria seu emprego de volta...
 

Sabe aquele tipo de livro que você acha que sabe o que vai acontecer, mas se engana totalmente? Recursos Desumanos é um livro assim. Fui surpreendida várias vezes durante a leitura!
 
Alain Delambre é um senhor de 57 anos que está desempregado há quatro anos, desde que foi demitido da empresa em que trabalhava como diretor de RH. Antes de ser demitido, Alain e sua esposa tinham uma vida confortável, possuíam dois carros e um apartamento espaçoso. Após a demissão, se viram obrigados a vender um dos carros e começaram a ter dificuldades para pagar as prestações do apartamento.
 
Na primeira parte do livro, acompanhamos o sofrimento de Alain, narrado em primeira pessoa. Ele se sente fracassado e deprimido por não conseguir um emprego. Fica com vergonha diante das filhas adultas e da mulher. Se sente humilhado em ter que aceitar subempregos. Até que surge uma oportunidade: uma seleção de uma grande empresa para um cargo na sua área. O teste final de recrutamento é a simulação de uma tomada de reféns. Executivos de uma grande empresa serão testados nessa tomada de reféns e os candidatos à vaga de RH terão que conduzir o processo e avaliar os executivos. O objetivo do dono da empresa é descobrir o quanto cada executivo é fiel à empresa.
 
É neste momento que Alain perde o controle. De tão desesperado que está, ele toma atitudes completamente absurdas. Começa a investigar para descobrir qual é a empresa e quem são os executivos que serão avaliados. Contrata um detetive particular para descobrir "podres" de cada um. O problema é que Alain não tem dinheiro para isso. Pega o dinheiro da filha, que estava economizando para comprar um apartamento. Mente muito para a família.
 
Quando finalmente chega a véspera do dia do teste, acontece algo inesperado. Nesse momento eu pensei: "Agora ele vai pirar de vez!" À primeira vista, é o que parece mesmo. Parece que ele surtou de vez.
 
Mas o livro dá muitas reviravoltas. Quando você pensa "agora ele está perdido", Alain tira uma carta da manga. O protagonista me surpreendeu pela esperteza e pela capacidade de manter o sangue frio nas situações mais tensas. São muitos altos e baixos e o final é imprevisível!
 
A leitura foi uma surpresa positiva. Não conseguia largar o livro. Fiquei aflita para saber o que ia acontecer. Foi tenso do início ao fim. Indico para quem busca uma leitura diferente, com uma boa dose de drama, suspense e ação.
 
Clique aqui para saber mais sobre o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!