18 de jan de 2017

SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS

Equipe de jornalismo investigativo do The Boston Globe

Editora: Vestígio
Ano: 2016
Páginas: 284
ISBN: 9788582863008



Sinopse: Spotlight – Segredos Revelados conta as descobertas da real investigação feita por um grupo de corajosos jornalistas, ganhadores do Prêmio Pulitzer em 2003, que denunciaram uma sucessão de abusos sexuais, obrigando a Igreja Católica a prestar contas. Em janeiro de 2002, o jornal The Boston Globe publicou uma série de reportagens que chocou o mundo. Centenas de crianças em Boston foram molestadas sexualmente por padres – certos de sua impunidade, eles agiam com o aval das autoridades religiosas, que acobertaram seus crimes por décadas. As reportagens revelaram a obscena quantia gasta pela Igreja Católica com acordos para comprar o silêncio das vítimas cujas vidas foram devastadas por pedófilos que vestiam hábito e tinham o Pai Nosso na ponta da língua. A denúncia abalou as estruturas da Igreja Católica e deixou milhões de fiéis no mundo inteiro estarrecidos, furiosos e indignados: a instituição que deveria servir e proteger a comunidade usou sua poderosa influência para se resguardar do escândalo. Este livro, que inspirou o filme Spotlight, indicado ao Oscar 2016 em 6 categorias e vencedor em Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, é uma exposição violenta e importante do abuso de poder cometido por uma das mais altas esferas da sociedade.


A incrível investigação que inspirou o filme.

Spotlight é um documentário muito interessante sobre uma investigação que virou notícia em 2002: o abuso sexual de crianças cometido por padres. Lembro de ver as notícias sobre isso na época, mas não tinha ideia da dimensão do problema. Foram muitos casos!

O livro narra fatos reais contados pelas próprias vítimas. À medida que a leitura prossegue, o leitor vai ficando cada vez mais chocado.

O abuso sexual de crianças, que por si só já é uma monstruosidade, sendo praticado por padres, que "falam em nome de Deus", em quem as famílias confiam, é uma monstruosidade ainda maior! E o mais revoltante é saber que a Igreja acobertou e protegeu os abusadores. Sou católica, mas acho muito contraditório uma Igreja, por um lado, ser tão rígida com seus fiéis e por outro, acobertar abusos apenas para evitar escândalos.

documentos e fotos


O livro reúne informações de um trabalho muito bem feito pela equipe de jornalismo. Fruto de muita pesquisa e muitas entrevistas com as pessoas envolvidas. No final, há um apêndice com cópia e tradução dos documentos que comprovam os fatos relatados. Também há um capítulo que cita as fontes das informações. Para ilustrar, há fotos de vários dos padres acusados. A diagramação e ortografia estão impecáveis.


documentos


Indico para todos que gostam de documentários e para aqueles que querem saber mais sobre o assunto (é um documentário bem completo!). Também indico a leitura para quem gostou do filme. Ainda não vi, mas, quero assistir ao filme que ganhou dois Oscars!

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Um comentário:

  1. Leila!
    O livro deve ser enriquecedor.
    Gosto de livros baseados em fatos reais e aqui parece que a pesquisa foi longa.
    Não assisti o filme ainda, nem li o livro, mas quero.
    Obrigada pela visita feita ao blog.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira sonhadora feliz!